quinta-feira, 30 de maio de 2013

Resumo do livro: "Raimundo: O Cidadão do Mundo"


    Uma aventura de um homem que se tornou viajante do mundo, seu nome é Raimundo e é um cidadão de Quixadá no Ceará, era a paixão de Rachel de Queiroz sua mãe.
    Raimundo ia para vários lugares como Maranhão, Belém do Pará, Colômbia, Cuba, Panamá, Miami, New York, Canadá e vários outros lugares, inclusive conheceu Juan Carlos que disse pra Raimundo ficar longe de sua filha Maria.
Viajando pelo mundo conhecia várias coisas diferentes, onde aprendeu o espanhol, ou castelhano. Raimundo falava no seu sotaque nordestino, pois veio do Ceará, no caminho fez bons amigos, brasileiros, baianos, paulistas e até mineiros.
    Mesmo longe de sua família viajando por vários lugares diferentes, escreveu para sua mãe, La no Ceará dizendo “Mainha,tenho saudade ,I miss you so much,mas acho que vou visitar o Canadá!”.
Passando pelo Canadá conheceu a neve, foi até esquiar, mas como era desastrado sofreu um acidente, quebrou a perna, a bacia e o quadril, mas quando sarou o colocaram num navio pra ele voltar para o Brasil.
    No caminho o navio se afunda e ele fica num bote sozinho no mar, passando frio, sede, fome e esperava o resgate. De repente houve a voz de um capitão da Marinha e é resgatado, como estava desnutrido o levaram direto pra Portugal.
Recuperou-se e passou pela Espanha, França, Itália, Milão, Bolonha, Veneza e Roma, impressionado adorava cada lugar que passava, inclusive parou na África, onde participou de projetos voluntários e foi conhecido como cidadão Angolano.
    Chegando na Índia,achava um pais estranho pois havia vários costumes diferentes como uma cultura milenar.Raimundo encontrou uma menina,nas margens do rio Ganges,seu nome era Rashmi,namoraram e se casaram na religião hindu,sua mãe veio e foi um ritual que durou 3 dias.
    Depois da lua-de-mel e alguns tempos após,voltaram para Quixadá,onde nasceu seu filho o Raahi,a família seguiu o mundo a fora,mesmo a avó com saudades mandava cartas,pois sabia que seu filho era um cidadão do mundo.
Diana/ nº04 / 3º amarelo/ 2º bimestre